domingo, 3 de fevereiro de 2008

Tanatologia Forense - metodologias

A Tanatologia Forense é a componente da medicina legal que está ligada aos fenómenos da morte (os leitores mais atentos já devem saber), interessando-lhe o estudo minucioso do cadáver. Como tal, a principal técnica utilizada nesta área é, nada mais nada menos que a autópsia médico-legal (aquela que é realizada sempre que haja uma morte violenta pois, se a morte for natural já se denomina autópsia anatomo-clínica).

A autópsia médico-legal tem como objectivos estabelecer:

- a indentificação do cadáver;

- o mecanismo da morte;

- a causa da morte;

Pode considerar-se que ela compreende duas fases: exame externo e exame interno.



Exame externo:

No exame externo o médico legista analisa vestígios como equimoses, queimaduras, cortes…

Ele concentra-se essencialmente nas seguintes regiões: cabeça, pescoço, tórax, abdómen, região dorso-lombar, região perineal e membros.

É nesta fase que o técnico se depara com os fenómenos post-mortem que variam consoante o estado do cadáver. Estes podem ser divididos em dois grandes grupos: abióticos e transformativos. Os abióticos estão relacionados com os fenómenos mais recentes em que não existem alterações significativas do cadáver. São exemplos: ausência de circulação, dilatação pupilar, arrefecimento do corpo. Já os transformativos, tal como o nome indica são precisamente aqueles em que o cadáver começa a sofrer alterações, como putrefacção, mumificação, corificação. De entre vários, apresentamos alguns destes fenómenos:











Três fenómenos abióticos: rigidez cadavérico, hipóstases e um fenómeno ocular, a midríase.


Exame interno:

O exame interno compreende a abertura da caixa craniana, da caixa torácica, da cavidade abdominal e, por vezes a abertura do ráquis ou exploração de qualquer outro segmento corporal que seja importante para o esclarecimento dos objectivos da
autópsia.


Estes procedimentos têm em vista a observação directa dos órgãos e sistemas para que se possam registar as suas alterações morfológicas, patológicas ou traumáticas, sendo estes muitas vezes retirados para serem vistos individualmente.

Pode ser necessário a recolha de fluidos corporais ou vísceras e seus conteúdos para exames complementares.

Por fim, os órgãos são novamente introduzidos e as incisões encerradas para que o cadáver fique no melhor estado possível para ser entregue à família (caso haja esta possibilidade).

Segue-se um vídeo que demonstra esta parte da autópsia. Caso o leitor seja uma pessoa sensível recomendamos a não visualização do mesmo, pois pode ferir susceptibilidades.


Tal como já foi perceptível, o médico recorre por vezes a outros especialistas para a realização de exames, tais como: toxicológicos, histológicos, bioquímicos….

Não percam a próxima publicação em que falaremos da relação da medicina legal com outras áreas e um pouco da sua história.




(Vera Gonçalves)

2 comentários:

francinildo fernandes da silva disse...

ola gosrei do video exibido,trab c medicina -legal e gostaria de conseguir mais subsiduos p melorar o meu aprendizado,pois somo s eternos aprendizes.
abraços.

jessica disse...

Gostei muito do video, e a informação que a pagina continha...

mas acho que deviao especificar mais oque é a tanatologia forense... continuem com este site, fornecendo-lhes mais informação e videos!

ps:Dou a sugestão de falarem sobre os utencilios utilizados para se poder preceder a realização de uma autopsia. FORçA CONTINUEM COM O SITE.